Sessão 17 março 2020 – CANCELADA

17 de março de 2020 | Anf. 6.1.36 | 17:00

“Jogando o bilhar com o número π”

Filipe Oliveira, ISEG, ULisboa;  SPM

Resumo:

Um bilhar matemático é uma idealização do tradicional jogo de bilhar:  trata-se de um sistema dinâmico regido pelas leis da Mecânica Clássica em que uma ou mais “bolas” chocam entre si ou nas tabelas de uma “mesa” que pode ter diversas formas ou dimensões. Nesta palestra iremos dissecar – para alunos a partir do 10.º ano de escolaridade – um surpreendente trabalho publicado em 2003 pelo matemático norte-americano Gregory Galperin: um bilhar de duas bolas que permite calcular  o número  com qualquer precisão desejada.

_____________

Devido às orientações enviadas pela direção da FCUL no dia 3 de março e de acordo com as orientações recebidas da Reitoria da ULisboa, de prevenção relativamente ao novo Coronavírus (COVID-19) a Direção de Ciências decidiu suspender, até nova comunicação, todos os eventos públicos não essenciais, incluindo congressos e reuniões internacionais.